O Bastão – uma Forma Diferente de Esgrima Clássica

É possível encontrar variados tipos de bastão, em diversos países. Há referência da sua utilização por inúmeros povos, com diferentes usos, originalmente para autodefesa, sobretudo em lutas de um contra um, mas não só. Também era utilizado para treino, evitando o uso de armas em metal, que naturalmente propiciam acidentes fáceis, em especial entre iniciantes.

Esta é uma arte marcial composta por uma “espada” em madeira com cerca de 90 m, geralmente mais espessa numa extremidade, o que lhe confere maior resistência e possibilita conquistar velocidade quando o golpe é desferido, em especial nos ataques de rotação.

Historicamente, a zona que é alvo de ataque tem variado. Se inicialmente os ataques abaixo da cintura eram considerados abusivos, rapidamente se considerou todo o corpo como possível zona-alvo. Mais tarde, voltaram a ser aceites apenas ataques à parte superior do corpo e à parte da frente superior da perna, com destaque para a cabeça (nunca atingindo a nuca). Nessa altura, visava-se resolver o combate quebrando-se a cabeça ou conseguindo que sangrasse, o que decidia o vencedor.

Esteve presente, incluído na esgrima, nos Jogos Olímpicos de verão de 1904 (juntamente com o florete, a espada e o sabre). No pódio estiveram representados os EUA, com William Grebe (3.º) e William O’Connor (2.º). O cubano (?) Albertson Post venceu a medalha de ouro. Post aparece nos registos olímpicos como cubano, provindo na verdade dos EUA, confusão que se estendeu a outras armas e a provas individuais e por equipa.

Ainda hoje é praticado, apesar de o seu uso ter entrado em declínio. No entanto, existem organizações que o tentam recuperar, numa vertente desportiva, e já não para combate. Canne de CombatHá escolas onde poderá aprender desde criança, muitas vezes em conjunto com a vara, também chamada Canne de Combat, visto haver algum paralelismo histórico entre ambas. Isto em vários países, incluindo Portugal, sob o nome de Esgrima Lusitana ou Jogo do Pau. No Japão também encontramos algo semelhante, com o nome de Bokken ou Bokuto, que significa literalmente “espada de madeira”, existindo diversas variedades, das quais a mais comum é a semelhante a uma Katana.